E Jesus terminou, dizendo: — Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos. - Mateus 22:14
Deve ter sido maravilhoso estar sentado, prestando atenção na pregação, e, à sua frente, pregando, está Ele, o Salvador da humanidade, Jesus. Suas pregações eram cheias de autoridade e conhecimento. A forma mais comum de Jesus se comunicar em suas pregações era através de parábolas, e a parábola das bodas é muito especial.
De novo Jesus usou parábolas para falar ao povo. Ele disse:
— O Reino do Céu é como um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho. Depois mandou os empregados chamarem os convidados, mas eles não quiseram vir. Então mandou outros empregados com o seguinte recado: “Digam aos convidados que tudo está preparado para a festa. Já matei os bezerros e os bois gordos, e tudo está pronto. Que venham à festa!”
— Mas os convidados não se importaram com o convite e foram tratar dos seus negócios: um foi para a sua fazenda, e outro, para o seu armazém. Outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. O rei ficou com tanta raiva, que mandou matar aqueles assassinos e queimar a cidade deles. Depois chamou os seus empregados e disse: “A minha festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereciam. Agora vão pelas ruas e convidem todas as pessoas que vocês encontrarem.”
— Então os empregados saíram pelas ruas e reuniram todos os que puderam encontrar, tanto bons como maus. E o salão de festas ficou cheio de gente. Quando o rei entrou para ver os convidados, notou um homem que não estava usando roupas de festa e perguntou: “Amigo, como é que você entrou aqui sem roupas de festa?”
— Mas o homem não respondeu nada. Então o rei disse aos empregados: “Amarrem os pés e as mãos deste homem e o joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”
E Jesus terminou, dizendo:
— Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos. - Mateus 22:1-14
Os primeiros convidados para o casamento foram a nação de Israel. O rei, que representa Deus, envia os seus servos, os profetas, para dar um recado aos convidados. Essa mensagem, no entanto, foi rejeitada pelos israelitas, e muitos profetas foram mortos.
— Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! - Mateus 23:37
Foram dadas muitas oportunidades para a nação escolhida voltar aos braços do Pai, mas o convite de Deus foi rejeitado. Deus ama a todos, mas Ele não força ninguém a amá-lo.
A nação de Israel foi dividida em dois reinos: o Reino do Norte, Israel, e o Reino do Sul, Judá. O Reino do Norte se apostatou de tal maneira que o paganismo tomou conta da nação, até que Deus permitiu que fosse conquistado e sua população misturada. Hoje, é impossível determinar onde estão os descendentes desse reino.
O Reino do Sul permaneceu por mais tempo, mas também foi conquistado e levado em cativeiro. Após retornar do cativeiro e se restabelecer como nação, novamente teve a oportunidade de voltar ao caminho do Pai. Contudo, não compreenderam o plano de redenção estabelecido por Deus e não reconheceram Jesus como Salvador.
e ordenaram o seguinte: — Digam que os discípulos dele vieram de noite, quando vocês estavam dormindo, e roubaram o corpo. Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema. Os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que os chefes dos sacerdotes tinham mandado. E esse boato se espalhou entre os judeus até o dia de hoje. - Mateus 28:13
O convite para participar das bodas está disponível a todos os povos. Israel deixou de ser o povo escolhido. Para participar das bodas reais, deve-se estar vestido com as vestes apropriadas, ou seja, preparado para ser aceito no Reino de Deus. Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.
Comentários
Postar um comentário