No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água. - Gênesis 1:1-2
Alguns cristãos acreditam que todo o universo possui apenas 6 mil anos. Eles entendem que o planeta Terra e todo o universo foram criados simultaneamente.
Minha opinião pessoal é que o universo, e até mesmo a Terra, são muito mais antigos do que isso. No meu entendimento, os versículos 1 e 2 do capítulo 1 de Gênesis dão a entender que, antes dos eventos da criação descritos, o universo e a Terra já existiam. Porém, a Terra era sem forma e vazia, coberta por um oceano profundo.
Então Deus disse:
— Que haja luz!
E a luz começou a existir. - Gênesis 1:3
A partir do momento em que Deus declarou: “Que haja luz”, inicia-se a semana literal de sete dias da criação. Não foram eras nem períodos maiores: foram sete dias literais.
Muitos ateus, ao discutir com criacionistas, costumam questionar: “Como pode haver luz se o Sol só foi criado no quarto dia?” Contudo, isso é irrelevante, pois a ordem do Altíssimo fez com que a luz existisse, mesmo sem uma estrela para iluminar. A própria vontade de Deus é capaz de produzir luz.
Então Deus disse:
— Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações! Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra.
E assim aconteceu. Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas. Deus pôs essas luzes no céu para iluminarem a terra, para governarem o dia e a noite e para separarem a luz da escuridão. E Deus viu que o que havia feito era bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o quarto dia. - Gênesis 1:14-19
Outro ponto frequentemente questionado é como a Terra poderia existir sem uma estrela para orbitar. Contudo, na nossa própria galáxia, há trilhões de planetas que não orbitam estrelas[1]. São chamados de planetas órfãos, e a Terra também era um deles até o quarto dia da criação.
Referências:
[1] CASSITA, D. Via Láctea pode ter trilhões de planetas que não orbitam estrelas. Disponível em: <https://canaltech.com.br/espaco/via-lactea-pode-ter-trilhoes-de-planetas-que-nao-orbitam-estrelas-257148/>. Acesso em: 5 jan. 2025.
Comentários
Postar um comentário